Ovos mexidos ao pequeno almoço
- Cristiana Brás
- 11 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

Eu sei, ovos mexidos não é do agrado de toda a gente, lamento, mas eu adoro.
Para mim, todos os dias deviam ser dias de ovos mexidos e quanto a isso não há problema nenhum, eu é que gosto de variar, então como ovos mexidos só 80% dos meus pequenos almoços.
Porque é que devemos comer ovos mexidos / cozidos / escalfados / estrelados em água, enfim, porque é que devemos comer ovos todos os dias?
Fazer a primeira refeição do dia ao acordar, por si só, é de extrema importância não só no domínio da gestão de peso, como também na manutenção dos níveis de energia ao longo do dia e concentração. Para isso, a presença de proteína ao pequeno-almoço é essencial,
A evidência é significativa quanto ao consumo de proteína no emagrecimento: uma dieta com maior teor de proteína pode ajudar no processo e favorecer a conservação do músculo durante a fase de perda ponderal.
3 benefícios da proteína ao pequeno-almoço
1. PROMOVE SACIEDADE POR MAIS TEMPO
O consumo de proteína ao pequeno-almoço permite que se sinta saciado por mais tempo já que este nutriente induz esta sensação e demora mais tempo a ser digerido. Além disso, alguns estudos revelam que a proteína tem acção directa nas hormonas que regulam o apetite, dando a sensação de plenitude por mais tempo e ajudando a controlar episódios de maior compulsão alimentar.
2. PROMOVE A PERDA DE PESO
Como foi referido anteriormente, o consumo de proteína promove a perda de peso. A evidência diz-nos que pessoas que fazem um regime de emagrecimento e cujo teor de proteína ao pequeno-almoço é superior, conseguem atingir melhor os seus objectivos, nomeadamente e especialmente em pessoas que têm mais peso para perder.
3. AUMENTA O METABOLISMO
Um aumento metabólico pode ter interferência ao nível do peso. O processo de metabolização da proteína exige maior consumo calórico por elevação da temperatura corporal. Assim, a proteína permite um aumento do metabolismo e auxilia na perda de peso. Além disso, estudos indicam que um consumo adequado de proteína previne a perda muscular durante um período de restrição alimentar.
Eu faço os ovos numa frigideira anti-aderente evitar o uso de gorduras mas, se não tiver essa hipótese, opto por usar óleo de coco.
Por dia, ao pequeno almoço como 1 ovo + 60ml de claras (comprei na prozis) + 1 cogumelo fresco cortado aos pedaços + 1 fatia de fiambre de ave + 2 tostas integrais. Acompanho sempre com uma chávena de cevada ou chá.
Existem outras formas de adicionar proteína ao seu pequeno almoço:
Papas de aveia com leite ou bebida vegetal (veja aqui)
Adicionar clara de ovo às suas papas de aveia
Iogurte, de preferência sem gordura e baixo em açúcar
Frutos Secos
Leite, queijo e outros derivados baixos em gordura
Fiambre de peru ou frango ou presunto sem a gordura
Manteigas de frutos secos (manteiga de amendoim, amêndoa, caju…)
Batidos com iogurte/leite
Adicionar whey a panquecas, bolos ou papas






Comentários